domingo, 23 de agosto de 2009

Líder como fonte de referência

No cenário empresarial, a liderança tem ganhado cada vez mais destaque e importância. Com a chegada da globalização, a liderança apresenta diferentes perfis, mas o verdadeiro líder é aquele que sabe se comunicar e que exerce os princípios básicos, como ética, empatia, coragem e integridade.

Se o líder é o representante que deve nortear o caminho a ser seguido pelo grupo, sendo referência e fonte de inspiração para os demais, ele deve dosar suas atitudes. Digo que deve dosar suas atitudes no sentido de não cometer atos que comprometam a ética corporativa.

Hoje em dia, a maioria das grandes empresas adota o código de ética, em que retratam normas de comportamento no local de trabalho, bem como com clientes e parceiros, entre outros. Na prática, essas medidas conduzem a empresa para resultados positivos, pois, quando uma empresa trabalha com seus funcionários de forma transparente, a tendência é que esse público interno esteja disposto a exercer suas atividades, conforme a liderança.

O líder, ao exercer uma posição de poder, deve saber compartilhar os ideais da organização com seu público interno a fim de tomar uma decisão com o auxílio de sua equipe. Trabalhar de maneira transparente tende a beneficiar a empresa em diferentes aspectos. A troca de informações dos funcionários e liderança é de grande valia, pois, dessa forma, os funcionários, além de contribuírem com fatos que eram desconhecidos pelo líder e que podem ser fundamentais na otimização de processos, sentem-se mais motivados para exercerem suas funções.

Um comentário:

  1. participo de uma maratona de empreendedorismo da faculdade e em uma aula foi apresentado tres tipos de lideres: lider democratico, lider autoritario e lider laisses faire. E para cada um foram atribuidas algumas características, podemos concluir que não há uma formula ou lider ideal e que cada funcionário ou equipe se adapta melhor a um tipo de liderança. Claro que se fossemos apontar o IDEAL seria o democrático, pois é aquele que é aberto a opiniões dos colaboradores, mas infelizmente não tem receita pronta.

    Mateus

    ResponderExcluir