sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Líderes são dispensáveis?

Ao longo das últimas semanas comentamos muito sobre a importância de um líder dentro de uma organização, mas a pergunta que não quer calar é: Os líderes são escolhidos de forma correta? Eles estão preparados para assumir uma liderança? Fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre esse assunto e encontrei uma pesquisa muito interessante.


Durante três anos, a consultoria Entheusiasmos desenvolveu um estudo junto aos líderes de diversas empresas e reveleou que mais de 50% dos líderes, entre eles também estão os diretores, gerentes e presidentes, são dispensáveis para a Empresa na qual trabalham. Confesso que a príncipio fiquei um pouco assustada com este dado, mas quis entender o porquê de um resultado assim.


Sabemos a real importância de um líder dentro de uma organização e que,claramente, ele não é dispensável. Um bom líder não pode simplesmente ser descartado, e é por isso que o resultado da pesquisa é um pouco assustador. Se mais de 50% dos líderes são considerados facilmente substituíveis, me pergunto como eles são escolhidos? Será mesmo que as organizações reconhecem a importância e necessidade de um bom líder dentro da organização?

O principal fator para este resultado é o fato de que a maioria dos colaboradores não enxergam os seus líderes como pessoas que realmente fazem diferença para o sucesso de uma Empresa e que não valorizam devidamente a importäncia de cada um deles.

Na minha opinião, acredito que as Empresas devem escolher melhor os seus líderes para que estes representem realmente o papel fundamental diante do público interno de uma organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário