quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Liderar e Empreender

"Em termos simples, um líder é alguém que sabe aonde quer ir, levanta, e vai." John Erksine.
Uma pergunta frequente em relação a liderar e empreender é: dons ou aprendizado?
A onda da liderança, a qual produz inovações e transforma as ações no mundo, não conhece fronteiras. Ela globaliza culturas, valores e molda novos cidadãos, capazes de gerar seus próprios aprendizados, de ser seus próprios líderes e empreendedores.
A liderança e o empreendedorismo caminham no universo das capacidades, as quais resumem-se em características comportamentais que permitem a aplicação da informação como insumo, isso se dá através de habilidades como a pró-atividade, autoconfiança, humildade, sensibilidade, imparcialidade, a assertividade e a comunicação eficaz, dentre outras que sustentam os comportamentos empreendedores. É onde a informação se converte em conhecimento e este converta-se em produtos e serviços que agregam valor ao indivíduo, permitindo que ele personalize as informações, para que estas sejam utilizadas como instrumentos em benefício próprio e de seu meio.
Ser líder é diferente de ser administrador ou gerente, estes lidam com recursos e processos, já um líder está diretamente ligado ao relacionamento com pessoas e disseminação de informações.
Para o empreendedor, o ideal é que, caso não seja um líder nato, desenvolva capacidades de liderança, pois é necessário que a figura maior de uma empresa saiba passar os objetivos de seu negócio para seus colaboradores, para que estes façam voluntariamente o que precisa ser feito e a empresa consiga resultados positivos.
Segundo Sonia Jordão, especialista em liderança, palestrante e consultora organizacional, os empresários, principalmente empreendedores que ainda estão tentando se posicionar no mercado, comentem muitos erros, muitos ligados a questão de liderança corporativa, entre eles podem ser citados:
- Não se conhecem suficientemente para saber as competências que lhes falta para buscar treinamento ou pessoas com tais capacidades;
- Não conhecem o ponto de equilíbrio de seu negócio e gastam mais do que podem;
- Contratam pessoas que não são adequados às funções. Não é proibido contratar amigo ou parente, mas é proibido contratar gente incompetente para a função;
- Adiam decisões que precisam ser tomadas rapidamente;
- Não suprem seus colaboradores e a si mesmos com os treinamentos necessários. Não têm uma política de treinamentos;
- Assumem compromissos que não têm capacidade de cumprir;
- Esquecem que os clientes são o maior patrimônio das empresas. Todos os colaboradores na organização precisam “servir” o cliente e não “servir” o patrão. Sem clientes o negócio está fadado ao fracasso.
Ela ainda cita que um grande erro é o empreendedor transferir toda a responsabilidade de liderança para seus gerentes, pois quanto mais delega atribuições mais o líder penetra na essência de sua função: que não é "fazer" e sim "fazer os outros fazerem". O empresário não poder tirar sua responsabilidade em relação ao fracasso das ações e o rumo de seus negócios.
Portanto, ser líder é difícil, mas é um diferencial muito grande para um empreendedor. Muitas capacidades devem ser desenvolvidas dentre elas reflexão, pró-atividade e auto conhecimento destacam-se na auto avaliação que o empresário deve realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário