terça-feira, 15 de setembro de 2009

O líder que é líder

O que se espera de um líder? Ainda há espaço para a liderança?
Essas são perguntas que o publicitário e psicanalista, Marcio Svartman, indagou em uma matéria para a HSM Managment. E, em suma, fez uam reflexão a respeito de uma postura de liderança para o futuro.
O certo e o errado estão sendo reconsiderados. A nossa mera condição humana não nos permite compreender a complexidade do que é realidade. O certo e errado não são resultados da percepção complexa e ampla, mas sim de uma percpção limitada, que define e limita.
Marcio Svartman pergunta: "Qual é a releção entre um líder e o futuro que se constrói? O líder constrói o futuro ou é construído por ele?"
Talvez, no futuro, o perfil de um líder em um momento de transformação é aquele que tem a sensibilidade para informações sutis, aquele com a condição de conter a angustia humana, afinalo futuro é uma incerteza que aceitamos.
O líder que guia para um estado ilusório de certezas é um falso líder, e só destaca-se nesta posição ao ter seus cegos seguidores. Estes não são líderes para o futuro, já que certezas nos tornam despreparados parea construir um futuro que está acontecendo. Sim, o mundo é cego (pelo menos em sua quase toda maioria).
Outra sabia citação de Marcio Svartman em relação a nova percepção de liderança é: "Quero louvar e assistir o surgimento dos novos líderes. Os líderes que entendem a unicidade do universo, nossa profunda interligação, nossa necessidade de aprender a lidar com as incertezas e que nos ajudem a nos conectar com o mundo natural do qual somos uam pequena parte. Uma parte frágil e assustada, talvez por nossa percepção sobre o quanto deixamos adormecer nossa conexão com este mundo."
Segundo essas reflexões propostas, percebemos que é época de redes e conexões, de novos líderes trabalhando juntos, com a percepção de que não são absolutos, soberanos.
Líderes para o futuro devem mergulhar em suas emoções e achar o equilíbrio e o conhecimento de suas limitações e consciência.
Marcio Svartman é publicitário, pós-graduado em psicanálise de grupos pelo NESME-SP e Mestre em Psicologia pela Puc. Diretor da agência Elos Comunicação.

Um comentário:

  1. aproveito para indicar outra leitura do hsm: seja um lider criativo http://br.hsmglobal.com/notas/54342-seja-um-lider-criativo

    Do texto: 'existem alguns requisitos básicos que devem ser observados:

    - Não critique, não condene, não se queixe.
    - Aprecie com honestidade e sinceridade.
    - Desperte veemente desejo na outra pessoa.
    - Como conquistar as pessoas a pensarem no seu modo.'

    abraços,mateus

    ResponderExcluir